Atividade segurança do trabalho - AST


  • Estudo das condições de segurança no ambiente de trabalho;
  • Propor regulamentos internos para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;
  • Acompanhar a execução de obras e serviços no sentido de promover a segurança;
  • Implantar e coordenar as comissões internas (CIPA) e higiene do trabalho;
  • Análise de instalações, máquinas e equipamentos, 
  • Projetar dispositivos de segurança atendo normas e regulamentações nacionais e internacionais;
  • Avaliação de aquisição de substâncias perigosas e equipamentos que ofereçam riscos;
  • Promover atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores;
  • Implantar e gerenciar controle de riscos, delimitação de áreas de periculosidade.

  • Elaborar projetos do âmbito da segurança e saúde do trabalho, laudos, parecer técnico e perícias;
  • Análise e implantação de controle de riscos de acidentes, sendo: riscos ergonômico, ruídos, vibração, incêndio e explosivos;
  • Elaboração de programas de segurança do trabalho, como: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).